Barata
As baratas não são apenas pragas indesejáveis, mas também uma ameaça à saúde humana, consumindo nossos alimentos e contaminando o ambiente interno.Sabe-se que as baratas transferem patógenos de doenças, como as várias bactérias que produzem “intoxicação alimentar” em humanos, contaminando alimentos, superfícies de preparação de alimentos, pratos e utensílios de cozinha. Quantos distúrbios gastrointestinais humanos são atribuídos à transmissão mecânica de patógenos por baratas não foram totalmente avaliados, mas continuam sendo uma preocupação válida para a saúde. No entanto, o maior impacto da barata na saúde humana pode ser sua capacidade de desencadear asma. As ninfas das baratas crescem periodicamente eliminando sua “pele” (o exoesqueleto). Fragmentos de seus exoesqueletos, juntamente com pedaços de fezes de baratas, servem como antígenos (proteínas estranhas) que, quando inalados, causam reações alérgicas e asmáticas.
Várias espécies de baratas vivem dentro de estruturas. A maioria das baratas domésticas é de origem tropical e a barata alemã, por exemplo, não pode sobreviver ao inverno temperado ao ar livre. Todos são principalmente noturnos. Todos preferem lugares quentes e úmidos, onde podem se alimentar de alimentos para animais e animais de estimação, matéria em decomposição e fermentação e vários outros itens.
Comida, água e abrigo são requisitos básicos para baratas. Com os três presentes em quantidade suficiente, as baratas crescem e se reproduzem com fêmeas acasaladas produzindo oteca (cápsulas de ovo em forma de travesseiro), cada uma contendo até 48 ovos. Pequenas ninfas sem asas nascem de seus ovos e gradualmente se transformam em baratas adultas.
Barata alemã ou barata francesinha
A barata alemã (Blatella germanica) é de longe a barata mais comum encontrada nas cozinhas. É um inseto de meia polegada, cor de bronze, que evita luz e se esconde em fendas e fendas. Adultos e ninfas mais velhas têm duas faixas pretas nas costas logo atrás da cabeça.
As baratinhas francesinhas passam cerca de 75% de suas vidas escondidas. Habilitada por um corpo menor do que outras espécies, a capacidade e a inclinação para se esconder em pequenos espaços é uma das razões pelas quais a barata alemã tem sido tão bem-sucedida em conviver com os seres humanos. Sair do esconderijo para alimentar ou acasalar pode ser perigoso, por isso geralmente é feito na escuridão. Quando as baratas deixam seus esconderijos, elas só vão tão longe quanto precisam para encontrar comida e companheiros. Seus esconderijos geralmente estão a 10 pés de sua fonte de alimento.
Outra característica característica do sucesso da baratinha francesinha é sua rápida reprodução. Ao contrário de outras baratas que largam suas cápsulas de ovo dias antes dos ovos eclodirem, a barata alemã fêmea se esconde, segurando a cápsula de ovo no final de seu abdômen até os ovos estarem cerca de 24 horas após a eclosão. Esse método de proteção dos ovos, juntamente com um número relativamente grande (30 a 48) de ovos por cápsula, permite que as populações de baratas alemãs se desenvolvam rapidamente, de modo que cerca de 80% das baratas em uma população em crescimento sejam ninfas.
A barata germânica prefere viver perto de sua própria espécie. Os esconderijos principais podem ser ocupados por muitas baratas. Um grande número pode ser encontrado agrupado sob fogões, geladeiras e lava-louças e em espaços vazios nas paredes e nos armários. As baratas defecam nesses locais, deixando manchas escuras que contêm feromônios - sinais de cheiro que marcam a superfície como um "ponto focal fecal", onde as baratas se juntam.
BARATA ORIENTAL
A barata Oriental (Blatta orientalis). Ele vive em habitats mais frios, com muita umidade - mesmo ao ar livre em torno de fundações de folhas e cobertura morta, onde pode sobreviver a invernos temperados. Como resultado, o desenvolvimento da barata oriental é mais lento. Eles precisam de uma média de 18 meses para progredir do ovo para o adulto, enquanto a barata alemã calcula a média de apenas dois meses até a idade adulta. Além disso, a caixa de ovos do Oriental contém 16 ovos, em comparação com os 30 a 48 ovos por caixa. Depois de serem separados da fêmea, os ovos dentro da caixa da barata oriental requerem uma média de dois meses para eclodir.
As baratas orientais também diferem na aparência. As ninfas recém-nascidas são marrons e ficam enegrecidas à medida que crescem. Os adultos têm até 1 polegada de comprimento com corpos largos e planos e sem marcas distintivas. Os machos têm asas que cobrem cerca da metade do abdômen e as fêmeas têm apenas tocos nas asas; nenhum sexo pode voar.
BARATA AMERICANA
A barata americana (Periplaneta americana) é uma espécie grande, de até 5 cm de comprimento. É marrom avermelhado, mas mais leve nas bordas do tórax. Os adultos têm asas que se estendem até o final do corpo. Eles podem voar em temperaturas acima de 85 F.
Baratas americanas são menos comuns em residências do que baratas alemãs. Eles preferem esgotos e caldeiras, porões e túneis de vapor em estabelecimentos comerciais, especialmente onde os alimentos são processados ou preparados.
As baratas americanas se desenvolvem muito mais lentamente que as francesinhas. A caixa de ovos do americano contém 14 a 16 ovos. As fêmeas as depositam, geralmente perto de fontes alimentares, onde os ovos eclodem em cerca de 45 dias. O tempo médio do ovo ao adulto é de cerca de 15 meses. No entanto, grandes populações podem se desenvolver em condições favoráveis.
Barata de banda marrom
Essa barata às vezes é encontrada em ambientes fechados, mas prefere temperaturas mais altas (cerca de 20 ° C) do que a barata alemã mais comum. Ele adora o calor de eletrônicos, carcaças de motores, luminárias e tetos. Quando baratas alemãs são encontradas em áreas não alimentares (como quartos), isso pode indicar uma infestação intensa, falta de esconderijos ou uso de um pesticida repelente - mas esse abrigo em áreas não alimentares é típico da barata com faixa marrom.
As baratas com faixa marrom (Supella longipalpa) são um pouco menores que as baratas alemãs e mais coloridas. Os machos são de cor laranja dourada com uma larga faixa de marrom escuro. Eles podem voar, com asas que cobrem seus abdomens. As fêmeas são mais escuras no geral, com faixas mais claras no abdômen. Eles têm asas mais curtas e não podem voar. As ninfas são escuras com faixas de cor creme atrás da cabeça e são alaranjadas e douradas em grande parte do abdômen. Ninfas e adultos podem pular quando perturbados.
Inspeção
As infestações por baratas raramente são eliminadas pelo uso de apenas um método de controle, por exemplo, apenas pela aplicação de pesticidas. Da mesma forma, as infestações raramente são eliminadas pelo uso de apenas um produto pesticida sem inspeções e tratamento de acompanhamento.
Onde o gerenciamento ou eliminação a longo prazo é o objetivo, os princípios do Gerenciamento Integrado de Pragas (MIP) devem ser aplicados. A partir da inspeção , todos os meios efetivos de controle não químico devem ser utilizados, incluindo exclusão e saneamento.
Uma inspeção completa requer o uso de uma boa lanterna e muitas outras ferramentas, como o espelho de um mecânico para inspecionar espaços difíceis de acessar, ferramentas de sondagem e um agente de descarga (normalmente um aerossol contendo piretrinas). Verifique se há sinais de atividade de baratas, como manchas escuras encontradas onde as baratas alemãs se reúnem. Outros sinais incluem o consumo de baratas de alimentos e a presença de caixas de ovos de baratas e “peles” de galpão. Esses sinais de infestação podem ajudar a identificar onde as baratas estão vivendo. O uso de monitores de pragas (armadilhas adesivas) também pode revelar informações valiosas ajudando a localizar áreas de atividade de baratas. O uso de monitores deve continuar mesmo após a eliminação das baratas. Deixar as armadilhas no lugar e verificá-las regularmente pode ajudar a confirmar a eliminação,
Os esconderijos de baratas geralmente ficam a poucos metros de sua fonte de alimento. Procure áreas que ofereçam calor, comida, umidade e abrigo. Lembre-se de que as baratas preferem superfícies naturais, como madeira e papelão.
As ninfas mais jovens geralmente não se aventuram a mais de um metro e meio de seus esconderijos. Os adultos costumam andar a menos de três metros do refúgio em busca de comida, embora uma mulher carregando uma oteca não possa se mover ou se alimentar até que a caixa do ovo seja retirada. Obviamente, saber como os vários estágios das baratas em uma população se move é de grande importância para qualquer plano de manejo, assim como inspeções completas, bom saneamento e exclusão, bem como a seleção e uso adequados de pesticidas.
Exclusão
Exclusão significa reduzir o movimento de baratas e esconderijos. Pode não ser possível selar todas as vias de movimentação de baratas ou negar o uso de todos os potenciais esconderijos. Mas isso não diminui o valor da exclusão. Todos os esforços devem ser feitos para fazer a exclusão possível.
Em habitações com paredes compartilhadas, como prédios de apartamentos, é importante impedir o movimento de baratas entre salas e unidades. As baratas alemãs geralmente se movem através de paredes compartilhadas, por exemplo, através de aberturas em torno de canos sob pias. Essas lacunas devem ser preenchidas com materiais como selante de silicone ou espuma de uretano. Em alguns casos, baratas americanas ou orientais podem estar vivendo ao redor da estrutura externa ou em estruturas adjacentes. Nesses casos, o exterior do edifício deve ser inspecionado para encontrar e selar pontos onde baratas possam obter acesso ao interior do edifício.
Da mesma forma, as baratas podem ser excluídas dos esconderijos, selando as rachaduras, fendas e buracos através dos quais as baratas acessam os locais isolados onde passam a maior parte do tempo.
Saneamento
O objetivo final do saneamento é remover todas as fontes de comida e água do ambiente da barata. Assim como na exclusão, esse objetivo geralmente não é totalmente atingido, mas todos os esforços devem ser feitos para remover o máximo possível de alimentos e fontes de água. Embora um bom saneamento e exclusão por si só raramente garantam a eliminação de baratas, esses dois métodos aumentam a eficácia da aplicação de pesticidas. Se sujeira, graxa e umidade não forem removidas, elas podem interferir na eficácia dos pesticidas. Além disso, inseticidas como iscas têm melhor desempenho quando fontes alternativas de alimentos não estão disponíveis. As baratas não apenas se alimentam das iscas, mas também se alimentam mais, potencialmente se expondo a superfícies tratadas com pesticidas. Pelo contrário, em situações em que o saneamento é ruim, normalmente existe uma maior dependência de pesticidas, ou seja,
Cozinhar e aspirar pode ser um meio valioso de saneamento, além de matar e remover fisicamente baratas de uma estrutura. Unidades de vapor e aspiradores projetados para o controle de insetos estão disponíveis e são eficazes, especialmente em áreas com muita infestação.
Aplicação de pesticidas
A aplicação de um inseticida de acordo com as instruções do rótulo, suficientemente perto de onde as baratas estão escondidas, é tão importante quanto selecionar o melhor pesticida para o trabalho. Mesmo os melhores inseticidas não serão eficazes se as baratas não forem expostas a eles ou se não descobrirem o posicionamento da isca. Inspeções completas são necessárias para descobrir onde as baratas se escondem, de modo que a isca possa ser colocada perto o suficiente para que as baratas a encontrem e consumam.
Desde os anos 80, novos produtos de isca para baratas mudaram o gerenciamento de baratas. Disponível em uma variedade de marcas e formulações, desde géis aplicados por aplicadores do tipo seringa a produtos granulares, as iscas substituíram a rotina de pulverização e nebulização do rodapé da era pré-bait. Com a disponibilidade de iscas eficazes, contar com a pulverização de rodapé para controlar baratas desconsidera os meios mais eficazes de controle de baratas.
Embora as iscas sejam eficazes contra baratas, como em outros tipos de pesticidas, um produto não deve ser usado por longos períodos de tempo. As baratas mostraram alguma forma de evitar produtos de isca e até resistência (tendo a capacidade de sobreviver após a alimentação com isca). Os problemas de resistência de baratas podem ser retardados ou evitados usando um produto pesticida por alguns meses antes de mudar para um produto diferente.
Observe que as poeiras, como as que contêm ácido bórico, são frequentemente vendidas em frascos de aperto que podem facilmente dispensar muito produto se usados incorretamente, deixando pilhas de pó feias e ineficazes. O pó deve ser aplicado a rachaduras e vazios como uma camada fina e pouco visível. Com iscas de gel e recipientes para baratas, o oposto é verdadeiro. Muitas colocações devem ser feitas nos cantos e nas bordas das prateleiras e embaixo das pias, onde quer que as baratas estejam escondidas. Nas estações de iscas, uma dúzia ou mais deve ser usada em cozinhas infestadas. Da mesma forma, muitas colocações de gel ou outras iscas de barata devem ser usadas. Aplique iscas de gel em pequenas gotas - não linhas grossas e contínuas, como calafetagem. Não contamine as iscas, armazenando-as perto de outros pesticidas ou pulverizando sobre ou perto de estações e locais de isca. Uma vez aplicada a isca, seja paciente.
As baratas são um problema muito comum e persistente nas residencias e comercio de Manaus. Os prédios e apartamentos são ideais para baratas, pois fornecem comida, água, abrigo e calor para eles. Eles se alimentam de qualquer coisa, desde lixo, comida, papel, plástico, esgoto e até restos de células mortas da pele de animais. As baratas são mais ativas durante a noite e preferem se esconder durante o dia. Se, no entanto, você notar baratas durante o dia, provavelmente você tem um alto nível de infestação no local.
O que as baratas podem fazer?
As baratas são universalmente detestadas. Isso se deve ao fato de serem atraídos para fezes humanas e animais, alimentos estragados, escarro, o que lhes dá o fator de ódio entre o público. São pragas problemáticas e podem nos prejudicar de várias maneiras.
Doença de propagação
Sabe-se que as baratas possuem diversas flora bacteriana patogênica e não patogênica, protozoários, fungos e vírus. Eles são bons transportadores e, portanto, participam ativamente da propagação de fungos como outros insetos. Eles podem transportar os patógenos em seu tegumento ou trato digestivo. Eles espalham germes através de excrementos e regurgitações e, ao rastejar sobre tudo o que vê, resulta na transferência de bactérias e organismos de esgotos e outras fontes insalubres para superfícies e utensílios de manipulação de alimentos. As bactérias podem causar intoxicação alimentar e disenteria, e seus excrementos ou peles também podem desencadear ataques de asma.
Cheiro Desagradável
Baratas criam a partir de suas bocas e conchas externas, espalhando assim o odor desagradável. A situação piora quando a infestação é enorme.
Prejudique sua reputação
O aparecimento de baratas pode prejudicar gravemente sua reputação entre seus clientes e amigos. Isso pode aumentar ainda mais a ansiedade e a frustração dessas criaturas. Além disso, as cascas de ovos podem ser encontradas em qualquer lugar em áreas altamente infestadas que fazem com que se sinta odioso. Sua aparência em áreas públicas como o seu escritório pode causar uma enorme perda de sua estatura.
Contaminar Alimentos
As baratas são geralmente noturnas que se escondem durante o dia e se alimentam de comida à noite. Eles rastejam nos utensílios à noite e contaminam os alimentos, deixando cair suas secreções sobre eles. Eles também deixam suas castas mortas ou esqueleto externo, caixas de ovos, baratas mortas e marcas de vômito.
Quer se livrar delas?
Baratas podem criar um ambiente de guerra em sua casa. A Manaus Controle de Pragas oferece tratamentos profissionais para vencer a guerra sobre eles. Fornecemos dedetização eficaz contra as baratas em Manaus, estabelecendo um programa que passa por várias manutenções e assegura que a infestação futura seja evitada.
Inspeção
O serviço de dedetização dão início após a visita ao local. Nossa equipe visita o local e é realizado um levantamento absoluto do local infectado para determinar o nível e o estágio da infestação.
Gerando relatórios
Com base nas observações no local pelos membros da nossa equipe, é gerado um relatório que reflete sobre o nível de infestação e outros aspectos relacionados. O relatório completo é enviado ao cliente e as melhores soluções são discutidas com ele.
Metodologia
Empregamos as melhores abordagens para o controle de pragas de baratas em Manaus, que são ecológicas por natureza. Usamos a variedade de métodos para erradicar o problema das baratas dos seus espaços para sempre. Utilizamos os melhores métodos de tratamento com gel, spray e isca. A aplicação de nossos métodos depende da premissa e necessidade. O gel é uma excelente solução para tratar baratas. Eles comem isso ou fica grudado no corpo. Este gel atua como um veneno para eles e os mata ao comer isso. As baratas envenenadas carregam esse gel para seus esconderijos, o que resulta na morte da população restante. O gel pode ser facilmente aplicado em locais difíceis, como rachaduras, para atingir as baratas sem deixar nenhum cheiro prejudicial e sujo.
Conselhos adicionais
Aconselhamos sobre as medidas de prevenção da infestação de baratas depois de erradicar o problema de seus espaços. Fornecemos os melhores conselhos sobre saneamento, gerenciamento de lixo, armazenamento e outras coisas relacionadas que podem ser a causa de seu crescimento. Damos 100% de garantia na erradicação de baratas de suas casas, apartamentos e locais corporativos. Somos especialistas e fornecemos soluções exclusivas de controle de baratas em Manaus e nas Cidade adjacentes há muitos anos.
Você sabia dos fatos
Baratas vão comer qualquer coisa, de cabelo a cola. Eles podem até viver alimentando o resíduo na sua escova de dentes. São criaturas em pânico que podem viver sem a cabeça por uma semana.
As baratas são os insetos mais numerosos. São autênticas pragas, que originam danos incalculáveis tanto a nível de saúde pública E na economia. Deterioram a imagem de um estabelecimento comercial ou negócio. Uma barata reprodutora pode dar origem a cerca de 2 milhões de outras baratas, no espaço de um ano. Produzem secreções e odores, provenientes de várias partes do corpo, que podem afetar o sabor das comidas e transmitir doenças como gastroenterite e doenças digestivas (náuseas, vômitos, diarreia, disenteria, entre outras).
A Manaus Controle de Pragas é detentora do mais avançado sistema para controlo total de baratas, utilizando um sistema exclusivo de eficácia garantida.
Barata Periplaneta (barata comum)
As espécies dominantes no meio urbano são a Periplaneta americana, conhecida como barata de esgoto e a Blattella germanica, conhecida como barata alemã.
Barata Germânica (baratinha francesinha)
A barata germânica é a praga que mais preocupam os manauenses, é a vilã mais forte de combater e sem dúvida a mais temida. As baratas germânicas conhecida pelo nome de francesinhas, é a espécie que normalmente tem dado dor de cabeça aos condôminos em Manaus. A barata germânica pode ser confundido com o barata asiática , Blattella asahinai Mizukubo. Embora essas baratas são muito semelhantes, existem algumas diferenças que apenas de vista não tem como discernir.A barata francesinha é encontrado em toda cidade do Brasil e onde tem seres humanos tem baratas. Elas são incapazes de sobreviver em locais longe das pessoas, estão sempre perto onde há alimentos. . Estudiosos afirmam que as baratas francesinha são incapazes de colonizar navios inativos durante a temperaturas frias e não poderia sobreviver em residencia com clima quentes, sem circulação de ventos. A disponibilidade de água, comida e abrigo é proporcional para à proliferação de baratas em residencia.
Os ovos são transportados em uma caixa do ovo ou oteca, pela fêmea até pouco antes de ocorrer a eclosão. Na imagem acima, a oteca pode ser observado saindo a partir da extremidade posterior (câmara genital) da fêmea. As baratinha ninfas, muita das vezes, sai da oteca enquanto a fêmea ainda está carregando em si, a oteca que chega a conter em média de 30 a 40 ovos. À baixo você pode observar pequena cápsula castanho, em forma de bolsa, cerca de 8 mm long, 3 mm de altura, e 2 mm de largura.
Larva ou ninfa.
A fase de ninfa começa com eclosão dos ovos e termina com o surgimento do adulto. Ninfas são castanho escuro e preto, não possuem asas e o número de dias necessárias para alcançar o estágio adulto varia de 30 à 45 dias.
As barata francesinha contaminam alimentos ou produtos alimentares com suas fezes e secreções defensivas, transportar fisicamente e abrigam os organismos patogênicos, podem provocar corseiras graves em pessoas alérgicas, e em caso de infestações extremamente alta, tem relatos de pessoas que fora mordidos quando dormindo e surpreendido com barata dentro do ouvido. Além disso, alguns cientistas sugerem que as infestações de baratas alemãs podem causar estresse psicológico na pessoas e afeta o comportamento com alta infestação de barata. Por exemplo, as pessoas que tem casas infestadas de barata francesinha evitar ir à cozinha durante à noite por medo de encontrar uma barata.
CONTROLE DE BARATAS
Baratas não são apenas pragas indesejáveis, mas uma ameaça à saúde humana, consumindo nossa comida e contaminando o ambiente interno.
Sabe-se que as baratas transferem patógenos de doenças, como as várias bactérias que produzem “intoxicações alimentares” em humanos, contaminando alimentos, superfícies de preparação de alimentos, pratos e talheres. Quantas desordens gastrintestinais humanas são atribuídas à transmissão mecânica de patógenos por baratas não foram totalmente avaliadas, mas continuam a ser um problema de saúde válido. No entanto, o maior impacto da barata na saúde humana pode ser sua capacidade de desencadear a asma. Ninfas de baratas crescem periodicamente perdendo sua “pele” (o exoesqueleto). Fragmentos de seus exoesqueletos, juntamente com pedaços de fezes de baratas, servem como antígenos (proteína estranha) que, quando inalados, causam reações alérgicas e asmáticas.
Várias espécies de baratas vivem dentro de estruturas. A maioria das baratas domésticas é de origem tropical e a barata alemã, por exemplo, não pode sobreviver ao inverno temperado. Todos são principalmente noturnos. Todos preferem lugares quentes e úmidos onde possam se alimentar de alimentos para humanos e animais de estimação, matéria em decomposição e fermentação, e uma variedade de outros itens.
Comida, água e abrigo são requisitos básicos de barata. Com todas as três presentes em quantidade suficiente, as baratas crescem e se reproduzem com fêmeas acasaladas produzindo ootecas - cápsulas de ovo em formato de travesseiro, cada uma contendo até 48 ovos. Pequenas ninfas sem asas nascem de seus ovos e gradualmente se transformam em baratas adultas.
GARRAFA ALEMÃ
A barata alemã (Blatella germanica) é de longe a barata mais comum encontrada nas cozinhas. É um inseto de meia polegada, de cor bronze, que evita a luz e se esconde em rachaduras e fendas. Adultos e ninfas mais velhas têm duas faixas pretas nas costas logo atrás da cabeça.
Baratas alemãs gastam cerca de 75% de suas vidas escondidas. Permitido por um corpo que é menor do que outras espécies, a habilidade e inclinação para se esconder em espaços minúsculos é uma das razões pelas quais a barata alemã tem sido tão bem sucedida em viver com humanos. Sair do esconderijo para alimentar ou acasalar pode ser perigoso, então geralmente é feito na escuridão. Quando as baratas deixam seus esconderijos, elas só vão até onde precisam encontrar comida e companheiros. Seus esconderijos são geralmente dentro de 10 pés de sua fonte de alimento.
Outra característica que empresta sucesso à barata alemã é sua rápida reprodução. Ao contrário de outras baratas que soltam suas cápsulas de ovos dias antes da eclosão dos ovos, a fêmea alemã fica escondida, segurando a cápsula do ovo na extremidade do abdômen até que os ovos estejam por volta de 24 horas após a eclosão. Esse método de proteger os ovos, juntamente com os números relativamente grandes (30 a 48) de ovos por cápsula, permite que populações de baratas alemãs construam rapidamente, de forma que cerca de 80% das baratas em uma população crescente são ninfas.
A barata alemã prefere viver perto de sua própria espécie. Os esconderijos principais podem ser ocupados por muitas baratas. Grandes números podem ser encontrados juntos em fogões, geladeiras e máquinas de lavar louça e em vazios de parede e armário. Baratas defecam em tais lugares, deixando manchas escuras que contém feromônios - sinais de cheiro que marcam uma superfície como um “ponto focal fecal” onde as baratas se juntam.
BARATA ORIENTAL
A barata oriental (Blatta orientalis) é o chamado “waterbug” (por exemplo, waterbug) de porões, crawlspaces e garagens. Ele vive em habitats mais frios com muita umidade - mesmo ao ar livre em torno de fundações em folhas e cobertura morta onde pode sobreviver a invernos temperados. Como resultado, o desenvolvimento da barata oriental é mais lento. Eles exigem uma média de 18 meses para progredir de ovo para adulto, enquanto a barata alemã tem uma média de apenas dois meses até a idade adulta. Além disso, a caixa do ovo Oriental contém 16 ovos, em comparação com os 30 a 48 ovos do alemão por caixa. Depois de ser separado da fêmea, os ovos dentro da caixa do ovo da barata Oriental requerem uma média de dois meses para eclodir.
Baratas orientais também diferem na aparência. As ninfas recém-nascidas são marrons e se tornam enegrecidas à medida que crescem. Os adultos têm até 1 ¼ de polegada de comprimento, com corpos largos e planos e sem marcas distintivas. Os machos têm asas que cobrem cerca de metade do abdômen e as fêmeas têm apenas pontas de asa; nem o sexo pode voar.
BARCO AMERICANO
A barata americana (Periplaneta americana) é uma espécie grande, com até 5 cm de comprimento. É marrom avermelhado, mas mais claro em torno das bordas do tórax. Os adultos têm asas que se estendem até o final do corpo. Eles podem voar em temperaturas acima de 85 F.
Baratas americanas são menos comuns em residências do que baratas alemãs. Eles preferem esgotos e caldeiras, porões e túneis de vapor em estabelecimentos comerciais, especialmente onde os alimentos são processados ou preparados.
As baratas americanas desenvolvem-se muito mais lentamente que as baratas alemãs. A caixa do ovo da American contém 14 ovos para 16 ovos. As fêmeas depositam-nas, frequentemente perto de fontes alimentares, onde os ovos eclodem tipicamente em cerca de 45 dias. O tempo médio entre o ovo e o adulto é de cerca de 15 meses. No entanto, grandes populações podem se desenvolver sob condições favoráveis.
Essa barata às vezes é encontrada em ambientes fechados, mas prefere temperaturas mais altas (cerca de 80 F) do que a barata alemã muito mais comum. Ele ama o calor da eletrônica, caixas de motor, luminárias e tetos. Quando baratas alemãs são encontradas em áreas não-alimentícias (como quartos), isso pode indicar uma infestação pesada, a falta de esconderijos ou o uso de um pesticida repelente - mas esse tipo de abrigo em áreas não-alimentícias é típico da barata marrom.
Baratas (Supella longipalpa) são ligeiramente menores do que as baratas alemãs e mais coloridas. Os machos são de cor laranja dourada com uma faixa larga de marrom escuro. Eles podem voar, com asas que cobrem seus abdomens. As fêmeas são mais escuras no geral, com bandas mais claras no abdômen. Eles têm asas mais curtas e não podem voar. As ninfas são escuras com faixas cor de creme atrás da cabeça, e são laranja-dourado em grande parte do abdômen. Ninfas e adultos podem pular quando perturbados.
GERENCIANDO BARATAS
Inspeção
As infestações de baratas raramente são eliminadas usando apenas um método de controle, por exemplo, somente pela aplicação de pesticidas. Da mesma forma, as infestações raramente são eliminadas pelo uso de apenas um produto pesticida sem inspeções e tratamento de acompanhamento.
Quando a gestão ou eliminação de longo prazo é o objetivo, os princípios de Manejo Integrado de Pragas (MIP) devem ser aplicados. Começando com a inspeção , todos os meios eficazes de controle não químico devem ser utilizados, incluindo exclusão e saneamento.
Uma inspeção completa requer o uso de uma boa lanterna e muitas outras ferramentas, como um espelho mecânico para inspecionar vazios de difícil acesso, ferramentas de sondagem e um agente de lavagem (normalmente um pirossetrol contendo aerossol). Verifique se há sinais de atividade da barata, como manchas escuras encontradas onde as baratas alemãs se reúnem. Outros sinais incluem o consumo de baratas de alimentos e a presença de casos de ovos de baratas e “peles” derramadas. Esses sinais de infestação podem ajudar a identificar onde as baratas vivem. O uso de monitores de pragas (armadilhas colantes) também pode revelar informações valiosas, ajudando a localizar áreas de atividade de baratas. O uso de monitores deve continuar mesmo depois de se acreditar que as baratas sejam eliminadas. Deixar as armadilhas no lugar e verificá-las regularmente pode ajudar a confirmar a eliminação,
Locais de esconderijo de baratas geralmente ficam a poucos metros de sua fonte de comida. Olhe em áreas que oferecem calor, comida, umidade e abrigo. Lembre-se que as baratas preferem superfícies naturais como madeira e papelão.
Ninfas mais jovens normalmente não se aventuram mais de 2 metros de seus esconderijos. Os adultos costumam percorrer menos de 3 metros do refúgio em busca de comida, embora uma fêmea carregando uma ooteca não possa se mover ou se alimentar até que a caixa do ovo seja retirada. Obviamente, saber como os vários estágios de baratas em uma população se deslocam é de grande importância para qualquer plano de manejo, assim como inspeções completas, bom saneamento e exclusão, bem como a seleção e uso apropriado de pesticidas.
Exclusão
Exclusão significa reduzir o movimento de baratas e esconderijos. Pode não ser possível selar todas as avenidas de movimento de baratas ou impedi-las de usar todos os possíveis esconderijos. Mas isso não diminui o valor da exclusão. Todo esforço deve ser feito para fazer o máximo de exclusão possível.
Em moradias com paredes compartilhadas, como prédios de apartamentos, é importante evitar o movimento de baratas entre quartos e unidades. Baratas alemãs normalmente se movem através de paredes compartilhadas, por exemplo, através de aberturas em torno de canos sob pias. Essas lacunas devem ser preenchidas com materiais como selante de silicone ou espuma de uretano. Em alguns casos, as baratas americanas ou orientais podem estar vivendo em torno do exterior da estrutura ou em estruturas adjacentes. Em tais casos, o exterior do edifício deve ser inspecionado para encontrar e selar pontos onde as baratas podem ter acesso ao interior do edifício.
Da mesma forma, as baratas podem ser excluídas dos esconderijos, vedando as fendas, fendas e buracos através dos quais as baratas acessam os pontos isolados, onde passam a maior parte do tempo.
Saneamento
O objetivo final do saneamento é remover todas as fontes de alimento e água do ambiente da barata. Assim como na exclusão, essa meta geralmente não é totalmente alcançada, mas todos os esforços devem ser feitos para remover o máximo possível de alimentos e fontes de água. Embora o bom saneamento e a exclusão por si só raramente garantam a eliminação de baratas, esses dois métodos aumentam a eficácia da aplicação de pesticidas. Se sujeira, graxa e umidade não forem removidas, elas podem interferir na eficácia dos pesticidas. Além disso, os inseticidas, como as iscas, têm melhor desempenho quando fontes alternativas de alimento não estão disponíveis. As baratas não só se alimentam das iscas, mas também se alimentam mais, expondo-se potencialmente a superfícies tratadas com pesticidas. Pelo contrário, em situações em que o saneamento é deficiente, normalmente há uma dependência maior de pesticidas, isto é,
Cozinhar e aspirar pode ser um meio valioso de saneamento, além de matar e remover fisicamente baratas de uma estrutura. Unidades de vapor e aspiradores projetados para o controle de insetos estão disponíveis e são eficazes, especialmente em áreas altamente infestadas.
Aplicação de pesticidas
Aplicar um inseticida de acordo com as instruções do rótulo, suficientemente próximo de onde as baratas estão escondidas, é tão importante quanto selecionar o melhor pesticida para o trabalho. Mesmo os melhores inseticidas não serão eficazes se as baratas não forem expostas a eles ou não descobrirem colocações de iscas. Inspeções minuciosas são necessárias para descobrir onde os roaches estão escondidos, para que a isca possa ser colocada perto o suficiente para que as baratas a encontrem e consumam.
Desde a década de 1980, novos produtos para iscas baratas mudaram a gestão de baratas. Disponíveis em uma variedade de marcas e formulações de géis aplicados por aplicadores do tipo seringa a produtos granulares, as iscas substituíram a rotina de pulverização de rodapé e o embaçamento da era pré-isca. Com a disponibilidade de iscas eficazes, confiar na pulverização de rodapé para controlar baratas ignora os meios mais eficazes de controle de baratas.
Enquanto iscas são eficazes contra baratas, como com outros tipos de pesticidas, um produto não deve ser usado por longos períodos de tempo. Baratas têm mostrado alguma evitação de produtos de isca, e até resistência (tendo a capacidade de sobreviver depois de se alimentar de isca). Problemas de resistência a baratas podem ser atrasados ou evitados com o uso de um produto pesticida por alguns meses antes de mudar para um produto diferente.
Observe que poeiras, como as que contêm ácido bórico, são freqüentemente vendidas em frascos que podem facilmente dispensar produtos em excesso se usados incorretamente, deixando pilhas inestéticas e ineficazes de pó. A poeira deve ser aplicada em rachaduras e vazios como uma camada fina e pouco visível. Com gel e iscas de contêineres para baratas, o oposto é verdadeiro. Muitas colocações devem ser feitas nos cantos e bordas das prateleiras, e sob pias, onde as baratas estão escondidas. Com estações de isca, uma dúzia ou mais deve ser usada em cozinhas infestadas. Da mesma forma, muitas colocações de gel ou outras iscas de barata devem ser usadas. Aplique iscas de gel em pequenas gotas - não linhas grossas e contínuas como calafetagem. Não contamine as iscas armazenando-as perto de outros pesticidas ou pulverizando sobre ou perto de estações e colocações de iscas. Uma vez que a isca seja aplicada, seja paciente.
Combinando o uso de pesticidas com métodos não químicos, a eficácia de cada método é melhorada e o gerenciamento de baratas maximizado