Sanitização de Ambiente | Covid-19 | Coronavírus

Estamos vivendo um época de pandemia mundial. O mundo todo está adotando medidas de proteção e controle contra o novo corona vírus (COVID-19). Mas você sabe o que é um vírus? Você entende a importância de higienizar as mãos corretamente? Qual é a importância de sanitizar os ambientes? A seguir vamos explicar os tópicos a acima e vamos dar dicas de higienização para que você, sua família e seus funcionários possam se prevenir contra o COVID-19.
A estrutura de um vírus

Os vírus são seres acelulares, ou seja, não possuem células. Os vírus são compostos de material genético DNA ou RNA, envoltos por uma cápsula proteica que está protegido por uma camada mais externa de lipídios (gorduras). Por tanto não são considerados seres vivos, logo não podemos matá-lo como fazemos, por exemplo, com uma bactéria. Os vírus necessitam de uma célula para se multiplicar. Sendo assim eles entram em contato com uma mucosa (célula hospedeira), onde se fixam e inserem o seu material genético e começam a se multiplicar.
Como podemos nos contaminar com o COVID-19

A contaminação acontece quando uma pessoa infectada fala, espirra ou tosse próximo de uma pessoa saudável. Neste momento gotículas de saliva contendo inúmeros vírus entram em contato com as mucosas nasal, ocular ou bucal da pessoa sadia. Ao entrarem em contato com as mucosas esses vírus começam a se multiplicar. Outra forma de contágio é quando a pessoa infectada fala, espirra ou tosse no ar. Essas gotículas de saliva vão se depositar nas superfícies que poderão contaminar outras pessoas saudáveis.

Além das mucosas do trato respiratório este vírus tem preferência pela mucosa do trato intestinal, daí o motivo das pessoas infectadas terem problemas respiratórios, como falta de ar e problemas associados ao trato digestório como cólicas e diarreias.
Importância de higienizar as mãos corretamente como medida de controle contra COVID-19

Como vimos acima os vírus são protegidos por uma camada externa de lipídios, ou seja, gorduras. Água e sabão são as melhores armas contra o corona vírus (COVID-19). Para que a lavagem das mãos sejam eficientes, lavá-las cuidadosamente deixando o sabão agir por cerca de 20 segundos (no mínimo) para fazer bastante espuma. Na medida que a camada de gordura do vírus é dissolvida, o mesmo fica sem a proteção e se decompõem sozinho. Qualquer outro produto que tenha a ação de detergente, neutralizando as gorduras pode ser utilizado. O álcool 70% é o mais indicado porque dissolve essa camada de lipídios mais rapidamente e com maior eficácia, sendo mais eficaz do que o álcool absoluto ou aqueles comercializados na concentração de 92,8 ou mais.
Porque Sanitizar os ambientes

Como o vírus não é um ser vivo, mas uma cápsula de proteína, ele não morre, mas se desintegra por si próprio. O tempo desta desintegração depende da superfície que ele se encontra variando de acordo com o tipo de material. No ar, tecidos e materiais porosos, por exemplo, o tempo de "vida" deste vírus é de cerca de 3 hs. Já em superfícies metálicas e papelão eles demoram mais para se desintegrar (cerca de 72 hs).

A Sanitização e a desinfecção de ambientes são capazes de auxiliar no combate aos vírus. Os produtos podem ser aplicados em casas, empresas, indústrias, escolas, assim como dentro de transportes e locais públicos.

Considerações

Evite sacudir roupas, lençóis ou panos e utilizar espanador para retirar o pó. Os vírus podem estar no ar e se alojarem na sua mucosa do nariz ou boca, contaminando você e/ou sua família.

O capacidade de um vírus durar fora de uma célula hospedeira pode variar de acordo com o ambiente. Eles permanecem muito estáveis tanto ​​no frio, como nos ambientes refrigerados por ar condicionados em casas ou em carros. Também precisam de umidade e escuridão para se manterem estáveis. Portanto, ambientes secos, quentes, arejados e claros degradam o COVID-19 mais rapidamente.

Os sanitizantes devem ser registrados Ministério da Saúde e ser aplicados por um profissional habilitado.

O ambiente que foi Sanitizado uma vez não está livre de vírus. É necessário que as medidas de prevenção e higienização do Ministério da Saúde sejam seguidas rigorosamente para evitar que o ambiente seja contaminado novamente, além disso novas Sanitizações são indicadas para manter um ambiente saudável.